quarta-feira, 20 de julho de 2016

Ansiedade

Há algum tempo falamos sobre ansiedade, e recentemente preguei sobre o mesmo assunto, abaixo o esboço dessa pregação, que aconteceu no dia  06/07/2016. Onde tratamos o assunto de forma expositiva.

"Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças." 
Filipenses 4.6 

Vivemos em dias de grande ansiedade e cobranças. Em que somos cobrados o tempo todo, em casa por bons resultados na escola e por um comportamento adequado; no trabalho pressionados pelas metas e por objetivos muitas vezes inatingíveis ou que são colocados além da nossa capacidade produtiva; e na escola, para sermos aprovados, para que as notas sejam as melhores.
Profissionalmente, por qualificação, e trabalhar, trabalhar e trabalhar, com pouco ou em muitos casos nenhum descanso. Pressão que é imposta pela família, no caso dos jovens, e até mesmo de adultos.
As crises financeiras são fontes de ansiedade. O medo de perder o emprego, de não conseguir o tão esperado aumento de salário ou a promoção esperada, afinal o país está em crise.
Não podemos nos esquecer de que a estabilidade social também nos traz ansiedade, com a cobrança pela casa própria, por passar em um concurso, ter um carro. É comum vermos jovens rapazes ansiosos, doentes, estudando, trabalhando em turno dobrado, para ganhar mais dinheiro, para poder ter um lugar para morar, um carro, do contrário sua namorada não irá se agradar, o que dirá a família dela? Enquanto sua própria família não faz tais cobranças.

Antes de falarmos propriamente do texto desta mensagem convém nos atentarmos para quem Paulo escreveu a carta, para a igreja que estava em Filipos, uma igreja que havia fundado com Silas, onde são espancados, presos e Deus os liberta de forma maravilhosa, enquanto cantavam e oravam (Atos 16.16-40) A família do carcereiro é uma das primeiras famílias dessa igreja. Esta carta é uma resposta aos crentes que haviam levantado recursos e enviado a Paulo em Roma, através de Epafrodito (Fp 2.25-30)
Paulo começa a sentença com um imperativo, "Não andeis ansiosos de coisa alguma;". Mas como? Você me perguntará a seguir. Como não andar ansioso em meio ao caos que está minha vida, o Brasil, a economia? Isso é impossível, muitos dirão, assim como Paulo falava aos crentes de Filipos, lhes falo hoje. Repetindo as palavras de Jesus, em Mateus 6.25,28 “Por isso vos digo: Não fiqueis ansiosos quanto à vossa vida, com o que comereis, ou com o que bebereis; nem, quanto ao vosso corpo, com o que vos vestireis. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo mais do que o vestuário?” v26; “E porque andais ansiosos quanto ao que vestir? Olhai como os lírios do campo crescem; eles não trabalham nem tecem; mas eu vos digo que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como um deles.”vv 28,29 e  Lucas 12.22 “E disse aos discípulos: por isso vos digo: Não fiqueis ansiosos quanto à vossa vida, com o que comereis, nem quanto ao corpo, com o que vestireis.”.
Era uma igreja desprovida de bens materiais, mas despojada, se preocupava com o bem de outras igrejas. Então essa era uma recomendação um tanto desnecessária, porém o Apóstolo os exorta a manter a confiança no Senhor, e na sua providência.
A continuação da leitura nos mostra a chave para não ficarmos em constante ansiedade: "... em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças." Eis a tua resposta, apresentar as tuas suplicas e orações constantemente a Deus.
Normalmente vemos as pessoas na igreja e fora dela ansiosas, correndo de um lado para outro, preocupadas com uma infinidade de coisas, e se isolando do mundo, deixando de viver uma vida de paz, simpatia e harmonia com os seus semelhantes, isso quando não se isola completamente da família, só pelo fato deles não serem evangélicos ou não professarem a mesma fé que você.
Estamos na igreja, e nossa vida em nada difere do mundo, vivemos sob pressão, angustiados, reclamando o tempo todo, extremamente estressados, escravos de uma agenda hiperativa, mal sobra tempo para o que realmente é importante. E infelizmente, cristãos tem aberto mão dos "F's" na sua vida, (Final de Semana, Feriado, Férias, Folga, Família) em troca de uma vida de ansiedade. Muitos ainda o fazem de forma mais problemática, abrem mão de tudo isso em nome do ministério, de fazer para Deus. 
Amados, não foi isso que Jesus pediu, não é isso que Paulo recomenda, Jesus nos fala que não devemos andar ansiosos pela nossa vida (Mateus 6.25,28; Lucas 12.22), pois de nada adiantará, não irá acrescentar meio metro ao curso da sua vida (medida aproximada de um côvado), pelo contrário, creio que essa ansiedade vai é te tirar alguns anos de vida.
Viver com Cristo é mais simples do que imaginamos, e as chaves para isso estão na Bíblia, há várias delas, e os textos aqui citados são chaves para uma vida sem ansiedade, sem peso, sem angustia.
Precisa de algo? As circunstancias parecem te assolar? Clame a Deus, fale para Ele o que está acontecendo e espere, aprenda a esperar. Os salmos nos trazem algumas lições sobre isso também, vejamos alguns:
Salmo 40.1-3 “Esperei com paciência pelo Senhor, e se inclinou para mim e ouviu meu clamor. Tirou-me de um poço de destruição, de um lamaçal; colocou meus pés sobre uma rocha, firmou meus passos. Pôs na minha boca um cântico novo, um hino ao nosso Deus. Muitos verão isso, temerão e confiarão no Senhor. ”
Salmo 56.11 “em Deus ponho a minha confiança, e não terei medo. Que poderá fazer o mortal? ”
Salmo 34.8-9 “Provai e vede que o Senhor é bom. Bem-aventurado aquele que Nele se refugia! Temei ao Senhor, vós, seus santos, pois nada falta aos que o temem. ”
Salmo 27.1-2,5 “O Senhor é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei? O Senhor é a força da minha vida; de quem terei medo? …Pois no dia da adversidade ele me esconderá na sua habitação; no interior do seu tabernáculo me esconderá; sobre uma rocha me elevará.”.
E por fim Isaías 40.29-31 “Ele dá força ao cansado e fortalece o que não tem vigor. Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os moços cairão, mas os que esperam no Senhor renovarão suas forças; subirão com asas como águias; correrão e não se cansarão; andarão e não se cansarão. ”
Tranquilize seu coração, ou do contrário você certamente será contado como mais um que teve algum distúrbio psiquiátrico. Não é isso que Deus quer de nós. Não estou dizendo que você deve levar uma vida passiva, em que todas as coisas cairão nas suas mãos, sim, as bênçãos te seguirão e te alcançarão, é promessa de Deus para o seu povo, mas para que isso aconteça é preciso que você esteja preparado, qualificado para recebe-las. Isso só é possível com a prática dos exercícios espirituais, a oração, leitura da Palavra, jejuns e meditação.
Lembre-se do que falamos aqui mês passado, na Mensagem Princípios da Oração, entra em teu quarto onde teu pai te vê em secreto, e ora, se assistiu o filme “Quarto de Guerra”, está na hora de começar a praticar. Não andar ansioso por coisa alguma é sem dúvida alguma colocar diante de Deus todas as coisas, contar para ele toda a nossa vida o que está se passando com você. Experimente, verá que o Senhor muito pode fazer. Está em dúvida sobre o que ler na Bíblia, leia o evangelho de Marcos e pelo menos um salmo. Escreva seus alvos, e coloque-os diante dos teus olhos ao orar para que se lembres de clamar ao Senhor. Verás que temos um Deus que não está com a mão encolhida, nem com os ouvidos tampados (Isaías 59.1) e ele jamais se esquecerá de ti (Isaías 49.15).
Dizem do nosso Deus “Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu outro Deus além de ti, que agisse em favor daquele que nele espera. ” Ouse esperar em Deus, e ele agirá em seu favor.
Creio que nos seus momentos de devocional, você deve ter colocado suas causas nas mãos do Senhor, se não o fez, faça, fale a Ele o que está acontecendo, atreva-se a crer e esperar, e verá as maravilhas que Deus tem para sua vida.


Em Cristo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário